Berinjela em camadas

BerinjelasEmCamadas1

Receita do Spa Lapinha, no Paraná, este prato nem de longe parece ser light– super saboroso!– mas é. E fácil de fazer. Rende quatro porções de 240 calorias cada.

Berinjela em camadas
Ingredientes para a berinjela
1 berinjela média firme
1 colher de sopa de orégano
2 colheres de sopa de shoyu
suco de 1/2 limão
1/4 xícara de gérmen de trigo
azeite de oliva para untar

Ingredientes para o recheio
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de cebola picada
1 dente de alho amassado
1 tomate grande,firme, sem sementes e cortado em cubinhos
1/2 colher de chá de sal
manjericão a gosto
1 xícara de ricota debulhada
2 colheres de sopa de nozes picadas
2 colheres de sopa de salsinha picada
2 colheres de sopa de cebolinha picada
4 rodelas de tomate para enfeitar
1/4 xícara de mussarela ralada

Com fazer a berinjela
Lavar e secar a berinjela. Cortar em fatias compridas ou em rodelas de 1 cm de espessura. Colocar a berinjela em uma vasilha, adicionar orégano e o shoyu e deixar descansar por 10 minutos. Juntar o suco de limão e passar as fatias de berinjela no gérmen de trigo. Em uma forma untada com azeite, levar ao forno por 7 minutos ou até dourar. Tirar do forno e reservar.

Como fazer o recheio
Numa panela média, colocar a manteiga, e levar ao fogo baixo para derreter. Juntar a cebola picada e o alho e refogar por 5 minutos em fogo médio. Adicionar o tomate, regogar por 2 minutos e acrescentar o sal e o manjericão. Retirar do fogo, deixar esfriar e juntar a ricota debulhada, as nozes, a salsinha e a cebolinha.

Montagem
Arrumar parte das berinjelas assadas em uma travessa refratária e sobre elas colocar o recheio. Em cima, por outra cama de berinjela e acrescentar o restante do recheio. Decorar com rodelas de tomate e salpicar mussarela. Levar ao forno médio por 15 minutos.